quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O BLOG DO JP é uma longa história...

Clik na foto para visitar o blog que está na ativa atualmente.
JP virou minha marca registrada. Ainda como estudante do curso de Administração de Empresas na Funrei (atual UFSJ), eu me aventurei na comunicação estreando com com despretensioso muralzinho chamado "O Calourico", quando eu ainda era calouro do curso de Economia (1994). No segundo ano de faculdade, já como presidente do diretório acadêmico, editei meu segundo mural interno na Faculdade chamado "Zum...Zum...Zum".
Depois de uma leve passagem pela Rádio São João del-Rei (1985) como operador de áudio e no Jornal de São João del-Rey (1985) como repórter. Decidir editar o tablóide O Jornal dos Estudantes(1986/1987). Em 1988 eu me aventurei na política, fundando em São João del-Rei o PJ - Partido da Juventude. Uma experiência frustante que me fez mudar de ramo. Trabalhei como gerente de Vendas na Lacca Decorações (1989/1990). De 1991 a 1993 eu montei uma pequena indústria para produzir Revestimento de parede à base de madeira, embora o produto tenha sido muito bem aceito, faltou capital de giro para prosseguir e a empresa fechou.

Depois de uma reflexão, percebi que das atividades em que mais me realizei foi na comunicação. Então decidir voltar a editar periódicos. Mas esta vez com uma câmera de vídeo. Foi quando eu criei a Vídeo Revista JPV (1994/1997). Ainda não tinha TV Local, mas o sucesso da Vídeo Revista foi tanto que encorajou outras pessoas a tentarem colocar uma TV Local em São João del-Rei. Em 1998 eu tive uma pequena passagem pela TV Lafaiete, onde adquirir uma certa experiência e no mesmos ano começa a TV Inconfidentes (TVI) na região. Logo fui convidado a colaborar com o que eu sabia fazer de melhor. Em 1999/2000 cheguei a produzir vários programas para a TVI: "Túnel do Tempo", "Café com Arte", "Estação da Alegria",  "República do Coreto", "ABC Cultural", "Confidências Mineiras".

 Em 2000/2001 a cidade viveu uma crise política sem precedentes- caça prefeito, volta prefeito, e a TVI foi a moeda da vez e teve seu sinal cortado em São João del-Rei. Em 2002 a mgconecta já estava instalada com um provedor em São João del Rei eu conheci a internet. Foi quando o JP começou a ficar mais em evidência com o primeiro blog diário escrito em São João del-Rei: o jpnoticias.com.br (2002/2006).
Em 2007 eu fiquei conhecendo o Youtube. Como eu já possuía um grande acervo em vídeo documentário comecei a postar meus vídeos nesta rede social. Veio o Orkut e a TV DelRei se inseriu nele de forma modesta. Mas ainda eram poucos os usuários que tinham acesso aos vídeos, até porque a velocidade de uma conta popular era muito baixa. Ainda não havia banda larga.

Com o tempo a internet foi ficando mais veloz e eu migrei da mgconecta para o Google, que oferecia uma plataforma para blogs muito mais prática que manter um blog no provedor local. Então o JP Notícias, que já possuía na ocasião mais de 250 mil visualizações, deu lugar ao observador8.blogspt.com (2007/2010).

 Uma leve passagem pela TV Campos de Minas com o programa Doc Del Rei e em 2010 nascia a TV DelRei, com transmissões ao vivo pela plataforma do site internacional "USTREAM"(2010/2012).

No final de 2010 a TV DelRei estreava no Facebook. em poucos meses foi preciso criar o perfil de João Paulo Guimarães pois o TV DelRei já estourara 5000 amigos na rede.

Em 2012 a TV DelRei chegou a transmitir mais de 120 programas ao vivo de segunda à sexta, com uma média de 60 minutos de duração. Foi neste ano que eu passei a ter dois blogs, mantendo o Observador8 e criando o Portal007, além de administrar dois perfis no Facebook

Com a facilidade que a plataforma do Google oferecia para criação de blogs, comecei a criar vários outros blogs para mim e para terceiros. Em 2013 eu já possuía mais de duas dezenas de blogs e todos eles com a janela da TV DelRei.

Em 2015 a TV DelRei mudou de vez para o Youtube que já oferecia um serviço de stream (transmissão ao vivo). Então surgiu a TV Santíssima Tiradentes, transmitindo as missas dominicais do Santuário da Santíssima Trindade, ao vivo, com 3 câmeras. Forram 16 meses transmitindo missas.

No final de 2015 a TV DelRei começou um projeto ousado, criando, juntamente com o radialista Tovar Luis o Valeu Notícias, Foram videos pequenos que eram pulverizados em três plataformas de redes sociais simultâneas: Youtube, Facebook e WhatSapp. 

Em 14 de setembro de 2016 criei meu último Blog com o nome de SÓ SÃO JOÃO DEL REI.Enquanto no Observador8 eu gastei alguns anos e mais de 600 postagem para atingir a marca de 300.000 visualizações. No Portal 007 cheguei a mais de 160 postagem e 66.000 visualizações.

Mas foi só no SÓ SÃO JOÃO DEL REI que a minha ficha caiu. Em exatamente 3 meses, com 39 postagens o blog atingiu a marca de 161.000 visualizações. Meus vídeos somam mais de 6 milhões de visualizações e meus artigos, por certo, já foram lidos mais de meio milhão somando os acessos dos blogs que criei. Sem contar a infinidades de jornais impressos, fitas de vídeos, e DVD que espalhei por este mundão á fora. 

Hoje, aos 56 anos, eu me dei conta do tamanho da aventura em que me meti quando resolvi fazer um despretensioso muralzinho chamado Calourico há mais de 30 anos.atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário